80 anos da Soka Gakkai comemorados na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 11/05/2010 17h20, última modificação 29/06/2021 10h16
Os 80 anos da organização não-governamental Soka Gakkai foram comemorados na noite desta segunda-feira (10), no plenário da Câmara de Curitiba. A iniciativa atendeu proposição do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB). Durante a  cerimônia, foi prestada homenagem póstuma a Tsunessaburo Makiguti, o primeiro presidente da ONG, e Jossei Toda, o segundo presidente,  precursores de um método de ensino que tem por objetivo promover a paz e o respeito humano por meio da filosofia humanística do budismo, além do atual presidente, Daisaku Ikeda.  
A fundação da Soka Gakai é comemorada em maio, em Curitiba, desde 1999. Atendendo proposta do ex-vereador Rui Hara (PSDB), a data está incluída no calendário oficial da cidade.
Filosofia oriental
Fundamentada na filosofia oriental de educação e defesa da dignidade do ser humano, a Soka Gakkai Internacional é uma sociedade de criação de valores para a paz mundial, baseada nos ideais budistas. Ao saudar a entidade, Derosso discorreu sobre a organização criada no Japão, em 1930, por Tsunessaburo Makiguti, por causa do grande interesse na reforma da educação e da religião. “Hoje, a entidade funciona em 192 países”, disse o parlamentar.
Derosso enalteceu a “filosofia humanística Soka Gakkai, que tem atravessado fronteiras, como movimento de cultura da paz para o despertar de nova consciência mundial, com  liberdade de religião, independência e autonomia embasada no humanismo, esperança, compreensão, respeito mútuo, paz e prosperidade.”
O presidente também destacou que a Câmara valoriza o trabalho da SGI por promover várias atividades em benefício da educação, como exposições, intercâmbios culturais, oficinas educacionais, além de esforços humanitários para o bem-estar social, sendo filiada às Organização das Nações Unidas (ONU).
Diálogo
O ex-vereador e ex-secretário de Governo, Rui Hara, autor da lei que criou o Dia da Soka Gakkai na cidade, usou a tribuna para falar da organização. Hara informou sobre os 50 anos da presidência de Daisaku Ikeda, do projeto Makiguti e lembrou que “a arma mais poderosa para a paz é o diálogo”.   
O agradecimento pelo reconhecimento do  Legislativo foi feito pelo vice- presidente da Soka Gakkai, Masanori Yamasaki. Em seu pronunciamento, lembrou dos pioneiros mortos durante a caminhada. Também destacou o título de cidadão honorário oferecido pela Câmara a Ikeda, exaltando a sintonia entre os ensinamentos do Sokka Gakkai e os habitantes da cidade, como o respeito quanto às diferenças étnicas e a convivência entre o homem e a natureza, entre outros.