60 anos do Imap serão celebrados em sessão solene

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 28/11/2023 09h00, última modificação 24/11/2023 15h16
Solenidades para entrega de Votos de Congratulações e Aplausos e para homenagear os síndicos da cidade também serão realizadas.
60 anos do Imap serão celebrados em sessão solene

As três solenidades que acontecem dias 29, 30 e 1º serão realizadas no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Além da Cidadania Honorária ao advogado e músico Igor Cordeiro, que será entregue hoje (28), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove outras três sessões solenes nesta semana. Na quinta-feira (30), o Legislativo irá comemorar o aniversário de 60 anos de fundação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). A solenidade será às 10h, no Palácio Rio Branco. Haverá transmissão pelas redes sociais.

A iniciativa da homenagem ao Imap é do vereador Tico Kuzma (PSD), líder do governo no Legislativo. O requerimento que agendou a solenidade foi aprovado em 07 de novembro (061.00077.2023). “O órgão é uma autarquia da Prefeitura de Curitiba, cuja atuação é motivada pelo desenvolvimento da função pública expressa na dinâmica e permanente relação entre estado e sociedade”, explica o vereador, na justifica do requerimento.

O instituto foi criado em 18 de dezembro de 1963 pelo então prefeito Ivo Arzua. O Imap promove a formação e a capacitação dos servidores de Curitiba; é responsável pela administração do plano de governo do município; pela gestão dos estagiários e do seguro de vida. Também coordena as consultas públicas “Fala Curitiba”. Ainda, presta
consultoria em gestão pública; reúne, analisa e divulga informações, estudos e pesquisas na esfera da administração pública; e promove estudos e trabalhos na área de modelagem organizacional.

A sessão solene em homenagem aos 60 anos de atuação do instituto será na quinta-feira, 30 de novembro, às 19h30, no Palácio Rio Branco.

Solenidades marcam a entrega de votos de congratulações e o Dia do Síndico

Amanhã (29), por iniciativa de Nori Seto (PP), a CMC promove uma solenidade para a entrega de diversos Votos de Congratulações e Aplausos protocolados por ele e aprovados pelo plenário. O evento será às 19h30, também no Palácio. O requerimento do vereador que agendou a sessão solene (061.00067.2023) foi aprovado pelo plenário no dia 18 de outubro.

Na sexta-feira (1º), será a vez da Câmara homenagear os síndicos da cidade. A solenidade do Dia do Síndico será promovida por Osias Moraes (Republicanos), primeiro secretário do Legislativo. O agendamento da sessão solene foi acatado pela CMC em 30 de outubro (
061.00075.2023). Eles desempenham um papel multifacetado, lidando com desafios que variam desde a manutenção das instalações até a resolução de conflitos e a gestão financeira”, disse o vereador na justificativa da proposição. O evento será às 19h30 no Palácio Rio Branco.

Quando a Câmara promove as sessões solenes?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela
lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

As solenidades serão transmitidas pelas redes sociais da Câmara: no 
YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.