Na Tribuna Livre, CMC debate os 50 anos do hip-hop no Brasil
Hip-hop é uma expressão cultural que reúne música, dança, moda e o grafite. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Na sessão plenária da próxima quarta-feira (6), a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe o rapper Samuel Costa, conhecido como MC Samuka. A convite da vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), o espaço democrático de debates do Legislativo terá como tema os 50 anos do movimento hip-hop no Brasil, comemorados no dia 11 de agosto.
Além da música e da dança, a cultura do hip-hop reúne a moda e a arte urbana. O movimento nasceu no Bronx, bairro de Nova York, no começo dos anos 1970. No Brasil, o gênero cultural desembarcou na década seguinte. O berço do movimento hip-hop, em Curitiba, foi o Shopping Itália, localizado no Centro da cidade.
Convidado para o debate na Tribuna Livre, MC Samuka é rapper, poeta e compositor. Fundou e preside a Associação de Rimadores, entidade que promove ações sociais em comunidades carentes. O convidado também atua como líder comunitário e faz parte do Conselho Municipal de Política Étnico-Racial (Comper) de Curitiba como representante do movimento negro (076.00039.2023).
A Câmara apoiou o evento para celebrar, em Curitiba, os 50 anos do hip-hop. “Através da dança, do rap, do grafite e da moda, os artistas encontram uma maneira de se expressar e reivindicar uma identidade, combatendo estereótipos impostos pela sociedade”, frisou Giorgia Prates, que representou a Casa na comemoração. Partiu dela a moção de apoio para que o Governo do Estado reconheça o hip-hop como patrimônio cultural imaterial, aprovada em abril passado.
A Tribuna Livre é realizada nas sessões plenárias das quartas-feiras, por proposição dos vereadores. O debate poderá ser acompanhado, em tempo real, no YouTube, no Facebook e no Twitter da Câmara de Curitiba.
Tribuna Livre da Câmara de Curitiba
A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC como um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas das discussões são sugeridos pelos vereadores. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, a apresentação de uma campanha de conscientização, a discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.
Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. É vedada apenas a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.
- AGENDA DO PLENÁRIO: SAIBA O QUE MAIS SERÁ DEBATIDO
- Vereadores decidem sobre fundo para estimular o esporte
- Incentivo ao turismo será votado pela CMC nesta terça
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba