38 vagas abertas: Curitiba Decide foi às ruas explicar para que serve um vereador
A ação teve cara de campanha de recrutamento de um setor de recursos humanos, funcionando como uma “entrevista de emprego”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Se você acha que o Curitiba Decide ficou apenas nos estúdios do CMC Podcasts, com os 15 episódios que estão no ar no YouTube e Spotify, se enganou. Além de chegar virtualmente nos lares da cidade - com as campanhas nas redes sociais - a Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi às ruas da cidade para anunciar as 38 vagas abertas. Esta foi a Blitz das Eleições, realizada em parceria com a Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel.
A ideia foi incentivar as pessoas a votarem nas eleições municipais deste domingo (6), assistindo aos episódios que foram ao ar entre 9 de agosto e 27 de setembro e acompanhando o conteúdo de educação política produzido pela Câmara. “Quisemos mostrar ao eleitor que a eleição nada mais é do que uma contratação. Então, você tem que saber para que você está contratando essa pessoa e o que você quer dessa pessoa”, disse Michelle Stival, jornalista que coordenou a campanha de rua.
Para atingir esse fim, as equipes da DCS e da Escola do Legislativo chamaram a atenção dos eleitores com um cartaz que provocou a curiosidade entre eles, e quem se aproximava dos servidores descobria que a “publicidade” se tratava da eleição para os vereadores e vereadoras da capital paranaense. As blitze aconteceram no entorno dos prédios da CMC e em outros pontos do Centro da cidade.
A ação teve a cara de uma campanha de recrutamento de um setor de recursos humanos, funcionando como uma “entrevista de emprego”. Além de descobrir o tipo de cargo a ser ocupado, os cidadãos também foram informados sobre as atribuições das vagas e vantagens. Eles também foram questionados se escolheriam qualquer um para ocupar a vaga de emprego.
“Para que serve um vereador? Qual a função desta vaga? E o que esta vaga oferece? Ele vai ter um salário, uma equipe que vai poder contratar, uma estrutura [de trabalho, o gabinete]. Nesse sentido, uma pessoa tem que ser escolhida com bastante critério. Assim como tem um critério para contratar em uma empresa, tem que ter um bom critério também para colocar essas pessoas para o Parlamento”, completou a jornalista da DCS.
Uma cartilha com as informações gerais dos três poderes - como o que faz um vereador, a história da Câmara e as formas de ter acesso a ela - também foi distribuída durante as blitze do Legislativo. “A Câmara espera que o cidadão tome uma decisão conforme seus valores, que pense antes de votar. Não com base na indicação do vizinho, sem pesquisar o que o candidato tem a oferecer. O vereador é o político mais próximo do cidadão hoje, e é importante o cidadão saber para que ele serve, como o cidadão pode usá-lo como ferramenta na cidade, qual a melhor peça que ele pode escolher para jogar o seu jogo”, finalizou Michelle Stival.
Curitiba Decide: primeira campanha cross-media da CMC
Para estimular o voto consciente, a Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba produziu 15 episódios do programa Curitiba Decide. Ao todo, 78 convidados foram recebidos no estúdio do CMC Podcasts, para debaterem todos os temas essenciais para o eleitor chegar bem informado na hora da votação. Cerca de 30 instituições foram parceiras da CMC nesta campanha, como Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Escola do Legislativo, Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, IBGE, Ipardes e Dieese, além de organizações da sociedade civil e acadêmicos da UFPR, UTFPR, PUCPR, Uninter, Unicuritiba e Tuiuti.
As opiniões e assuntos abordados nos programas não ficaram só nos podcasts. Os programas, pautados pelo interesse público e incentivo ao voto consciente, foram para o portal da CMC na internet, para as redes sociais e foram utilizados na Blitz das Eleições. Foram mais de 2 mil visualizações no canal da CMC no YouTube e milhares de interações nas redes sociais do Legislativo, multiplicadas pelos parceiros da campanha. Somando as gravações em estúdio com as reportagens audiovisuais finalizadas, a equipe da DCS produziu 14 horas de conteúdo multiplataforma só para essa campanha, além do trabalho cotidiano da diretoria de cobertura dos atos e fatos oficiais da Câmara de Curitiba.
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