25ª Marcha para Jesus é tema da Tribuna Livre
A Tribuna Livre desta quarta-feira (3) da Câmara Municipal divulgou a realização da 25ª Marcha para Jesus de Curitiba, marcada para 20 de maio, com concentração na praça Santos Andrade, às 9h. Propositor da atividade, o vereador Thiago Ferro (PSDB) destacou que o evento terá como tema “500 anos da Reforma que ainda transforma".
“A Marcha para Jesus já é da cultura de Curitiba, faz parte do calendário oficial da cidade [lei municipal 11.361/2005]”, disse Ferro. O tema, segundo ele, será adotado em outas capitais brasileiras. O vereador também lembrou que já esteve na Câmara, antes de se eleger, para promover o evento.
A Tribuna Livre foi acompanhada por integrantes do Conselho de Ministros Evangélicos do Estado do Paraná (Comep) e organizadores da atividade. O pastor Cícero Bezerra falou em nome dos convidados: “nossas ações não têm apenas cunho religioso, são ações visando a transformação social”. Ele citou, nesse sentido, a coleta de alimentos e a distribuição de lanches a moradores de rua e de mudas de árvores aos participantes.
“A igreja vai aonde o governo não vai. A ação da igreja é importante para a transformação da cidade e do cidadão”, declarou. Sobre a Reforma Protestante, que em 31 de outubro completará 500 anos, Bezerra, que é doutor em Teologia, destacou o legado para a educação. “Grandes universidades, como Harvard, nos Estados Unidos, e Cambridge, na Inglaterra, seguem a tradição protestante”.
O pastor pediu apoio dos vereadores à aprovação do projeto de lei de Thiago Ferro que pretende formalizar em Curitiba a Semana Cultural, que neste ano será realizada de 15 a 19 de maio e promoverá diferentes expressões artísticas (005.00169.2017, com o substitutivo 031.00016.2017). “Precisamos de ações que tragam esperança para o povo”, disse.
À vereadora Noemia Rocha (PMDB), o pastor Cícero Bezerra afirmou que o objetivo da Marcha para Jesus é levantar seus próprios recursos, mas que as emendas parlamentares são bem-vindas. Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, Professor Euler (PSD) abriu o colegiado para o debate das ações da Semana Cultural. Autor do projeto que institui no calendário oficial de eventos de Curitiba o Dia da Reforma Protestante, aprovado em plenário e à espera de sanção (leia mais), Dr. Wolmir Aguiar (PSC) parabenizou o evento.
“A comunidade evangélica tem contribuído muito com a cidade”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal, Serginho do Posto (PSDB). Também participaram do debate, em apoio à iniciativa, os vereadores Julieta Reis (DEM), Osias Moraes (PRB), Ezequias Barros (PRP) e Bruno Pessuti (PSD).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba