“Semana Pai e Mãe +”: Curitiba ganha data para valorização de famílias atípicas
Vereador Pier Petruzziello é autor do projeto que cria a Semana Pai e Mãe +, em setembro. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
“As barreiras que os pais e mães de filhos com deficiência enfrentam, quando eles não têm uma rede de apoio, são gigantescas. Se a sociedade passar a debater esse tipo de situação, vamos chamar a atenção do poder público e das pessoas como um todo”, disse Pier Petruzziello (PP). Hoje, o vereador submeteu ao plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) o projeto de lei que cria a “Semana Pai e Mãe +”, de valorização das famílias atípicas, reservando a terceira semana de setembro para ações de conscientização na capital do Paraná.
Os vereadores de Curitiba responderam positivamente ao pedido de Petruzziello e aprovaram a criação da “Semana Pai e Mãe +”, em primeiro turno, com 25 votos positivos. “As dificuldades enfrentadas por famílias atípicas são tantas que a gente nem percebe, seja para encontrar e manter os empregos, a busca por diagnósticos e tratamentos, até o lazer passa a ser um desafio para esses pais e mães, que além de si estão preocupados com a autonomia dos filhos”, agradeceu o autor do projeto. Além da conscientização, Petruzziello quer que a data seja uma indutora de políticas públicas de inclusão social e de amparo às famílias atípicas.
“De 30 anos para cá, o Brasil tem se estruturado para dar apoio às famílias com filhos com deficiência”, apontou Serginho do Posto (União), “por isso que esse projeto pode ter um aspecto muito positivo, porque esses encontros sempre apresentam alternativas”. Professora Josete (PT) destacou que, em pautas desse tipo, “afirmativas, que garantem direitos”, todos os vereadores têm que andar juntos, independente da ideologia e partidos políticos. “Eu, Josete, e o Pier, somos parceiros em emendas para entidades dessa área, porque elas precisam de mais recursos para atender às pessoas com deficiência”, destacou. Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) e Ezequias Barros (PMB) também elogiaram a iniciativa.
A criação da “Semana Pai e Mãe +” retornará ao plenário na próxima segunda-feira (27), para votação em segundo turno, antes de ser submetida à sanção do Executivo e publicação no Diário Oficial do Município (005.00124.2023 com emendas 032.00047.2023 e 034.00080.2023).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba