“Imparcial, dinâmico”: CMC homenageia Filipi Oliveira pelo trabalho na Comunicação
Registro da despedida do diretor de Comunicação. Na foto, Filipi Oliveira recebe os cumprimentos de Tico Kuzma, presidente da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Durante a sessão desta terça-feira (15), o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (Pros), prestou uma homenagem do Legislativo ao jornalista Filipi Oliveira, no último dia dele à frente da Diretoria de Comunicação da CMC. “Ele foi diretor por 7 anos e 45 dias”, enalteceu Kuzma, destacando que Filipi Oliveira foi “responsável pelo reposicionamento da imagem do Legislativo para sociedade, com ações efetivas de comunicação, ampliando a transparência e implementando a transformação digital nas principais mídias sociais”.
“Desejamos sucesso na nova caminhada”, disse Kuzma, lembrando que Filipi Oliveira começou no cargo durante a gestão do ex-presidente Ailton Araújo, sendo reconduzido à Diretoria de Comunicação nas Mesas seguintes, que tinham Serginho do Posto e Sabino Picolo, ambos hoje no partido União Brasil, e também agora na direção de Tico Kuzma. “Na Diretoria de Comunicação, ele também estabeleceu relações públicas e institucionais com órgãos e entidades, lançando campanhas internas e externas e desenvolvendo gestão de comunicação de crise”, acrescentou o presidente.
“Agradeço o trabalho de toda a minha equipe, que com muita dedicação superou adversidades para entregar sempre mais e melhor. E tudo o que desenvolvemos teve um custo próximo do zero. Liderar um time de alto desempenho também me fez crescer e me reinventar. Juntos, ganhamos 6 prêmios, estaduais e nacionais. Como gestor de comunicação, fui convidado para dar mais de 30 palestras, sendo 15 em eventos nacionais. Tenho muito orgulho de tudo o que conquistamos. Sempre acreditei que o Poder Público é também um poder transformador. E a Câmara de Vereadores precisa ser protagonista na rotina da cidade. Este foi o meu maior desafio profissional. E, por decisão própria, encerro esse ciclo fantástico”, disse Oliveira, nas redes sociais, após receber a homenagem em plenário.
Filipi Oliveira deixou a CMC para assumir a unidade de Digital e Novos Negócios de uma agência de comunicação corporativa em processo de internacionalização da marca. Ele segue como supervisor dos cursos de Social Media e Marketing Digital do Centro Europeu, em que leciona o módulo de Gestão de Crise, e também está à frente do Núcleo Futuro e Tendências da ADVB Paraná (Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). Oliveira começou sua carreira há 20 anos, tendo trabalhado, desde então, com assessoria de comunicação e de imprensa, além de passagens por TVs, jornais, revistas e rádios, entre elas repórter, produtor e apresentador da CBN Curitiba por 7 anos. Também foi sócio-proprietário de duas empresas de comunicação.
Elogios dos vereadores
A bancada de jornalistas da CMC elogiou o trabalho de Filipi Oliveira no período. Márcio Barros (PSD) afirmou que ele soube apresentar à sociedade os conteúdos que tinham relevância, Denian Couto (Pode) elogiou a capacidade de ponderar os múltiplos interesses presentes em um Poder Legislativo e Marcelo Fachinello (PSC) destacou a isenção e a imparcialidade do ex-diretor. Herivelto Oliveira (Cidadania) parabenizou Filipi Oliveira por inserir a CMC nas redes sociais e Tito Zeglin (PDT) pela atenção constante à Câmara. “[Oliveira] sempre foi um homem do bem e esse respeito da imprensa à CMC é graças ao profissionalismo”, disse Zeglin.
Ex-presidente da CMC, Serginho do Posto (União) afirmou que o tempo de Filipi Oliveira na CMC contribuiu para aumentar a transparência do Legislativo, enquanto Alexandre Leprevost (Solidariedade) destacou que o fruto desse período é a Câmara ter conquistado “uma voz própria, que consegue ecoar por toda a cidade, pelas redes sociais e pela assessoria de imprensa”. Outra tônica dos discursos de agradecimento foi a imparcialidade no trato com os parlamentares, destacada por Indiara Barbosa (Novo), Professora Josete (PT), Mauro Bobato (Pode) e Noemia Rocha (MDB). “Vai deixar saudade”, disse Noemia Rocha, lembrando o papel do ex-diretor na CMC em ter adotado um programa de iluminação cênica para o Palácio Rio Branco.
Ambos do Republicanos, Marciano Alves se referiu a Filipi Oliveira como “muito dinâmico” e Osias Moraes o chamou de “maestro”. “Muito atencioso”, disse Ezequias Barros (PMB). “Nesse tempo de desinformação, ter uma comunicação forte e eficiente foi fundamental para nós conseguirmos nos comunicar com a sociedade”, destacou Leonidas Dias (Solidariedade), que também é jornalista. Salles do Fazendinha (DC) lembrou de um episódio de anos atrás, quando o ex-diretor ainda era repórter da rádio CBN e o entrevistou por ser suplente do ex-vereador Zé Maria, cotado para uma secretaria estadual. “Até hoje as pessoas lembram [da reportagem]. Você faz parte da minha história política”, disse o parlamentar.
Confira o registro fotográfico da despedida em plenário no Flickr da Câmara de Curitiba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba