1ª Sempat lota auditório da Câmara de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 16/04/2007 18h15, última modificação 16/06/2021 07h27
O auditório do Anexo II da Câmara de Curitiba ficou lotado, nesta segunda-feira (16), primeiro dia da Semana Municipal de Curitiba de Segurança e Saúde do Trabalho. Estudantes, lideranças, trabalhadores, empresários e autoridades estarão reunidos até sexta-feira (20) para discutir temas ligados à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A primeira decisão tomada pelos participantes é a criação da semana estadual, a ser realizada em setembro. O compromisso foi assumido pelo deputado estadual Kleiton Crisóstomo, que participou da mesa de debates.
O vereador Custódio da Silva, autor da iniciativa, destacou a importância dos trabalhadores “pressionarem” os deputados federais para garantir o cumprimento dos direitos adquiridos. “Temos que fazer valer os direitos conquistados”, argumentou o parlamentar, lembrando a sensibilidade do presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), ao apoiar a realização da semana do trabalho.
Saúde
O delegado regional do Trabalho, Geraldo Seratiuk, destacou o evento, explicando a necessidade de discutir a saúde do trabalhador nas empresas e de toda sociedade. Ele lembrou das condições insalubres em que vivem os trabalhadores, especialmente na Região Metropolitana de Curitiba. Apontou, ainda, “que 50% das empresas instaladas no Paraná não têm Cipa e 20% não têm serviço médico interno. O resultado é o custo alto, que corrói a economia com gasto anual de R$ 2 bilhões em acidentes de trabalho”.
Para o presidente da Fundação Força Trabalhista do Paraná, professor Walter Cézar, “é importante a troca de experiência entre lideranças, trabalhadores e autoridades, além de estudantes, para melhorar as leis em defesa dos trabalhadores”.
Painel
Nesta terça-feira (17), os trabalhos serão retomados às 14h, com palestra do engenheiro de segurança Carlos Alberto Spinicci sobre “Gestão de segurança do trabalho na indústria metalúrgica: o caso da Bosch”. Seguem às 14h40, com explicações do educador especialista em trânsito e representante da Diretran, Adilson Lombardo, que falará sobre “Acidentes de trajeto em Curitiba”. “Boas práticas na prevenção de acidentes de trabalho, o caso da Volvo” será tema para Dante José Pirah Lago, às 15h20.
Os debates iniciam às 16h. Às 16h40, o engenheiro de segurança Bruno Carusso Bilbao Adad, analisará “Riscos e proteção de máquinas – Senai. Depois, Stelios Chomatas, técnico em segurança da GNTec, falará da “Prevenção de acidentes em instalações prediais de GLP”. Os debates reiniciam às 18h.
Mesa
A mesa de trabalhos foi formada pelo presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso; Luis Antônio B. Teixeira, representante do secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci; Omar Ackel, administrador da regional Matriz, representado o prefeito Beto Richa; Christian Maria Teixeira, representando a secretária municipal de Educação, Eleonora Fruet; Geraldo Seratiuk, delegado regional do Trabalho; Walter Cézar, coordenador do Sempat e presidente da Fotropar; Mínero Bittencourt, da Polícia Civil; Michel Kadenas, diretor da Kadenas Consultoria de Treinamento; Paulo Paiakan, do gabinete de Beto Richa; vereador Aladim Luciano (PV), Francisco Leite, representante da Fecomércio Sesc/Senac. Ainda Salmir Lobato, representando o vereador Roberto Hinça (PDT); Adir de Souza, presidente do Sintespar, e Wanderley Edson, funcionário da Secretaria estadual do Trabalho.
O evento foi abrilhantado com a apresentação do coral do projeto RVS – Razão e Viver Saudável, em parceria com a CEI Professor Lauro Esmanhoto.
O aluno Abner Ferreira Martins, que fez discurso sobre segurança no trabalho antes do coral se apresentar, foi convidado por Walter Cézar para fazer parte da mesa, representando a segurança no trabalho no futuro.