1ª Conferência Popular de Habitação de Curitiba será em outubro
Goura foi eleito vereador de Curitiba em 2016 e ocupou o cargo até dezembro de 2018, quando deixou a CMC para assumir o cargo de deputado estadual na Alep. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, nesta terça-feira (21), durante a sessão plenária, a presença do deputado estadual Goura (PDT). Na oportunidade ele, que é ex-vereador da capital, convidou o plenário a participar da 1ª Conferência Popular de Habitação de Curitiba e Região Metropolitana, que será promovida entre os dias 5 e 9 de outubro. O evento será online e transmitido em tempo real pelo YouTube.
Segundo o deputado, o momento será “importantíssimo” para o debate e construção de políticas de habitação de interesse social para a capital e a RMC “A cidade tem um problema muito sério de habitação, de moradia, de regularização fundiária. Precisamos avançar nisso e entender que é um problema compartilhado com a região metropolitana. Não dá para pensar Curitiba sem essa integração, então a conferência se propõe a ser um momento de debate com o governo do estado, com as prefeituras, com os moradores da nossa cidade”, reforçou.
A conferência é coordenada pelo parlamentar, com o apoio dos mandatos dos vereadores da bancada do PT na CMC, Carol Dartora, Professora Josete e Renato Freitas. “Eles já estão envolvidos, mas o convite é para todos e todas. Curitiba pode se beneficiar com uma Secretaria Municipal de Habitação, para termos uma política de habitação na perspectiva dos direitos das pessoas e não apenas sob o lucro das empresas”, disse Goura.
Além dos vereadores, também participam da organização da confêrncia 20 coletivos ligados à moradia social e aos direitos humanos de Curitiba e região. A abertura, no dia 5 de outubro, será na Assembleia Legislativa do Paraná, com uma audiência pública. Também serão promovidas mesas temáticas sobre questões urgentes e estruturais do tema habitação, como despejos, arranjos institucionais, gênero e raça; palestras; intervenções urbanas, oficinas formativas e práticas para comunidades. Ao final da conferência, será promovida uma assembleia geral de aprovação do documento final com lideranças comunitárias. A transmissão será feita pelo canal no YouTube Brasil de Fato Paraná.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba