18 funcionários se despedem da Câmara Municipal
Com uma homenagem no plenário do Palácio Rio Branco nesta sexta-feira (2), a Câmara de Curitiba se despediu de 18 funcionários que se aposentaram entre outubro de 2015 e dezembro de 2016. A cerimônia foi uma iniciativa da Diretoria de Administração e Recursos Humanos, com o apoio do Banco Itaú e da Associação de Servidores da Câmara. Durante o evento, ocorreram apresentações musicais da equipe do RH Criativo da Prefeitura, com os artistas Daniel Farias e Hélio Barbosa e também do Coral Paraná.
Aposentado após 36 anos de Casa, o servidor João Carlos Milani foi quem falou em nome dos colegas. “Os debates aqui dentro decidiram os rumos de Curitiba. E nós participamos direta ou indiretamente desses rumos, do destino de Curitiba. Quando entrei, a cidade tinha 500 mil habitantes e a Câmara, 21 vereadores e 60 funcionários. Hoje são dois milhões de habitantes e chegamos a quase 600 funcionários e 38 vereadores e eu me sinto orgulhoso de ser funcionário do Legislativo.”
Para ele, agora a vida é “lá fora”. Exaltou as amizades feitas entre os colegas ao longo dos anos e citou a música “Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter”, da banda de pop rock dos anos 1970 Os Incríveis. “Aqui deixamos marcas, sonhos realizados e não realizados, mas há um novo alvorecer. Em nome de todos os aposentados, vou dizer só uma palavra, mas que tem um grande significado: obrigado”, falou dirigindo-se à Mesa.
O líder do prefeito Paulo Salamuni (PV), que presidiu o evento, saudou os homenageados e disse ser uma honra servir o município. “Sem o servidor público, a criança pobre permaneceria marginalizada, sem os serviços de educação, saúde, as minorias étnicas continuariam sendo violentadas pelo arbítrio e a dominação econômica. Sem o servidor público no Brasil contemporâneo, a justiça, o reconhecimento, a dignificação dos negros, dos índios, dos idosos não encontraria o acolhimento do estado. Sem o servidor, o meio ambiente estaria num estágio avançado de deterioramento. A cidade de Curitiba nos mandou executar um serviço e nós o fizemos com amor, aplicação e sem medo. Para isso é preciso coragem. Muito obrigado, viva os servidores da Câmara de Curitiba.” Em respeito às vítimas do voo da Chapecoense ele pediu a todos um minuto de silêncio. O telão de transmissão da solenidade também exibiu um laço verde com a #ForçaChape. O vereador Jonny Stica (PDT) também esteve presente.
Aposentados
Veja quem deixou o Legislativo no período entre outubro de 2015 e dezembro de 2016: Erita Aparecida da Silva Laus, com 29 de Casa; Ester Candido Tomaz, 32 anos de Casa; Francisco Carlos Moreira, com 28 anos de Casa; Jacqueline Machado Durand, com 28 anos de Casa; João Carlos Milani Santos, com 36 anos de Casa; José Alvari Thimótheo, com 32 anos de Casa; Luiz Roberto Kormann, com 31 anos de Casa; Maria de Fátima Giovanini, com 30 anos de Casa; Marlene Cavilha, com 30 anos de Casa; Moacir Mansur Boscardin, com 36 anos de Casa; Nely Luriko Miyadi Mitsuhasi, 31 anos de Casa; Rita Maria do Socorro Lopes Colodel, com 30 anos de Casa; Rosimeri do Rocio Mansur Baglioli, com 29 anos de Casa; Rossimar Oliveira Barbosa, com 28 anos de Casa; Sidney Haruo Ishibaro, com 25 anos de Casa; Sirlei da Aparecida de Meira do Nascimento, com 30 anos de Casa; Soraya dos Santos, com 31 anos de Casa; e Waldir Maestrelli Negrão, com 34 anos de Casa.
Servidores que faleceram
Foram lembrados ainda os servidores que faleceram no ano de 2016: Maria de Lurdes Savi Miranda, servidora de 1948 a 1968; José Mario Gonçalves, servidor de 1986 a 1998; Adione Oliveira de Chaves, servidora de 1953 a 1986; Silvio Seibt, servidor de 1964 a 1990; e Aroldo Ceara, servidor de 1968 a 1992.
Confira mais fotos da homenagem no flickr da Câmara.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba