131 emendas ao Plano Diretor foram aprovadas; 1º turno termina amanhã
A votação das emendas ao projeto que revisa o Plano Diretor de Curitiba chegou ao seu 8º dia. A sessão plenária estendeu-se das 9h às 17 horas – com intervalo das 12h às 14h – e foram aprovadas hoje 41 emendas. Ao todo, desde que começou a votação, 131 emendas foram acatadas, sendo que ainda restam 16. Nesta quarta-feira (21), a Câmara de Curitiba deve finalizar as votações em primeiro turno. Para a votação em segundo turno há um interstício de dez dias.
Veja nos anexos abaixo o caderno completo das emendas, as que foram apreciadas hoje e a cartilha sobre o Plano Diretor.
A criação, nos próximos dez anos, de um fundo metropolitano para a conservação da natureza, foi acatada com unanimidade no plenário. A iniciativa, do líder do prefeito, Paulo Salamuni (PV), retomou o debate sobre a importância de preservar e recuperar os rios que abastecem a cidade, em conjunto com a região metropolitana (leia mais).
Também relacionada ao meio ambiente, outra foi aprovada para estabelecer a instituição de um plano de controle de poluição com a inspeção veicular para caminhões e ônibus com mais de 10 anos de uso (leia mais). A matéria foi assinada por Jonny Stica (PT), Helio Wirbiski (PPS) e Bruno Pessuti (PSC).
Outra modificação de Stica ao texto-base elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) é a que proíbe a implantação de pedágio urbano e o sistema de rodízio de placas na capital (leia mais). Foi aprovada ainda emenda de Carla Pimentel (PSC) e Stica que prevê a disponibilização de internet gratuita via wi-fi em espaços públicos, como escolas e bibliotecas municipais (leia mais).
Outras oito emendas foram rejeitas nesta terça-feira, dente elas, a que previa a fixação dos planos setoriais em lei, de autoria da vereadora Professora Josete (PT) (leia mais).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba