Muitas Casas, Uma história banner

PAÇO DA LIBERDADE


Período: 1916-1955
Endereço: Praça Generoso Marques, 189
Sede de número: 11

Conhecido como Paço da Liberdade, essa edificação foi, antes de um espaço cultural pertencente ao Sesc Paraná, a sede do poder municipal de Curitiba. Projetado pelo então prefeito, Cândido Ferreira de Abreu, e inaugurado em 1916, o Paço Municipal já era há muito desejado tanto pela Prefeitura quanto pela Câmara que há anos encontravam-se praticamente itinerantes, alugando prédios diversos e gerando gastos com os quais não podiam de fato arcar, além de camaristas expressarem que a municipalidade da capital sentia-se muitas vezes “envergonhada” de não possuir prédio próprio quando a de “outras cidades, inclusive menores”, já contavam com um.

A construção de um Paço Municipal fazia-se, portanto, urgente, e após uma tentativa frustrada de fazê-lo na Praça Santos Andrade, devido a sua localização central, decidiu-se por fim que a sede seria erguida na Praça Generoso Marques, onde antes estava o Mercado Municipal, cujo material da demolição chegou inclusive a ser utilizado nas obras do Paço da Liberdade, com sua estrutura externa servindo de tapume.

O prédio, construído com base nos estilos neoclássico e art nouveau, não só serviria para abrigar o poder municipal, como também traria seus simbolismos, refletindo com sua imponência os novos ares de uma Curitiba moderna nos princípios do século XX. Finalmente concluído, o Paço da Liberdade presenciou sua primeira sessão da Câmara Municipal de Curitiba em 17 de janeiro de 1916, deixando de sediá-las somente em 1955.