Muitas Casas, Uma história banner

CADEIA NOVA


Período: 1866-1893
Endereço: Praça Generoso Marques, 114
Sede de número: 5

A partir de 1866, a Câmara Municipal de Curitiba estabeleceu-se no prédio ao lado do que a sediava anteriormente, conhecido como “Nova Cadeia”, pois, além de ser nova casa da Câmara, seria também destinado ao aumento de espaços de cárcere. Foi adquirido pela municipalidade em 1863, comprado de Joaquim José Pedrosa, com o intuito de incorporá-lo à Cadeia Velha, plano que nunca chegou a se concretizar.

Na imagem, é possível identificar que os dois prédios eram ligados por um corredor, estando a Nova Cadeia à esquerda e à direita a Cadeia Velha, em chamas. Em outubro de 1898, o prédio foi palco do primeiro exercício de combate a incêndios de Curitiba, realizado pela Sociedade Teuto-Brasileira de Bombeiros Voluntários. No entanto, na ocasião do incêndio, o imponente edifício, que fora carro-chefe do poder municipal por quase 50 anos, já não era mais utilizado pela Câmara Municipal.

A construção de um novo espaço e as reformas constantes não tornaram melhores as condições da Casa de Câmara e Cadeia, o que obrigava os vereadores a transitarem pela cidade, realizando suas sessões em demais localidades. Desse modo, a Cadeia deixou de ser sede em 1893, quando a Câmara mudou-se para um prédio na atual Praça Carlos Gomes.