Sargento Tânia Guerreiro (PSL)
18ª legislatura (2021-2024)
Tânia Mara Abrão Guerreiro tem 61 anos de idade. Subtenente da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), prefere ser chamada de Sargento Tânia Guerreiro, que é como foi eleita nas eleições de 2020. Após 35 anos de trabalho na corporação, ingressou na reserva da PM e é conhecida por sua atuação no combate à pedofilia. Graduada em Pedagogia, especializou-se em Metodologia para o Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
Há 30 anos é palestrante no combate à pedofilia e é autora de quatro manuais sobre como prevenir o abuso sexual, dirigidos aos pais, aos professores, aos policiais e às crianças e adolescentes, para que não se tornem vítimas. “Sou a única policial militar do Brasil especializada em combate e prevenção à pedofilia, com palestras no Brasil e exterior. Trabalhei na Interpol no Canadá e na Hungria, como convidada em eventos sobre pedofilia, e no Movimento Nacional em Defesa da Criança Desaparecida e Vitimizada”, relata Tânia Guerreiro.
A vereadora foi eleita em 2020 pelo PSL - Partido Social Liberal com 4.422 votos. Para assumir seu mandato no Legislativo, abriu mão de seu trabalho como educadora do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Na CMC, é vice-líder do bloco parlamentar Pode/PSL e integra as comissões de Educação, Cultura e Turismo e de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública.
Sargento Tânia Guerreiro ainda é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia e é autora de projetos de lei como o que institui o Programa de Combate à Pedofilia (005.00008.2021) e o Banco de Dados de Proteção da Criança e do Adolescente (005.00009.2021). Ela se define como “mãe, cristã, educadora e pedagoga”.
*Informações atualizadas em junho de 2021.