Maria Manfron (PP)

 17ª legislatura (2017-2020)

Maria Manfron ex-vereadora.jpg

Maria Francisquini Manfron nasceu em Curitiba, em 12 de dezembro de 1953. Neta de imigrantes italianos que se estabeleceram em Santa Felicidade no final do século XIX, ela é empresária e junto a seus quatro filhos e atua nos ramos de comércio de materiais de construção e na agricultura. Casada com o ex-vereador Aldemir Manfron, esteve ao lado dele nos 28 anos de mandato parlamentar, dividindo com ele a responsabilidade do cargo, pois constantemente estava presente ouvindo a população e o auxiliando, representando-o sempre que necessário desde seu primeiro mandato.

Após o encerramento da carreira política de Aldemir Manfron, que em 2016 decidiu não concorrer à reeleição para o oitavo mandato, Maria Manfron, apoiada pela família, por lideranças comunitárias, amigos e amigas, decidiu então dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo marido. E após a campanha eleitoral de pouco mais de 50 dias foi eleita para uma cadeira na CMC com 4.633 votos pelo PP (Partido Progressista).

Com projetos na área de assistência à melhor idade, como a criação de creches-dia para idosos de baixa renda, e propostas para uso gratuito de wi-fi em ônibus e terminais, a vereadora manteve um escritório de atendimento à população no bairro Santa Felicidade. Durante seu mandato, a vereadora integrou as comissões de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência (2017 e 2020), de Constituição e Justiça (2019), de Educação, Cultura e Turismo (2018) e de Urbanismo, Obras Públicas e TI (2018).

Dentre as leis aprovadas de iniciativa de Maria Manfron, destacam-se a que determina a divulgação diária da escala dos médicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no site da Prefeitura de Curitiba (lei municipal 15.139/2017) e a que obriga as unidades médicas da cidade a realizarem, no momento do nascimento e antes da alta hospitalar, exames clínicos para o diagnóstico precoce da paralisia infantil (lei 15.102/2017). Atualmente, a ex-vereadora atua no segmento agropecuário.

*Informações atualizadas em maio de 2021.