Laís Peretti
10ª Legislatura (1989-1991)
A pedagoga e artista plástica Laís Peretti Gurtenstein nasceu em Curitiba em 18 de julho de 1943 e é filha de Hugo e Nina Peretti. Casou-se com Milton Gurtensten e teve três filhas: Débora, Sabrina e Maria Gabriela. Em 13 de janeiro de 1991, durante o mandato de vereadora e apenas 11 dias após ter sido eleita a segunda vice-presidente da Câmara Municipal, faleceu em um acidente automobilístico na estrada PR-508, a rodovia Alexandra-Matinhos.
A morte precoce da vereadora, aos 49 anos de idade, fez o presidente do Legislativo, Horácio Rodrigues, decretar luto oficial de três dias. O então prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, também decretou luto oficial. No ano seguinte à morte, os vereadores aprovaram a lei municipal 7.930/1992, para denominar uma escola municipal em sua homenagem. O equipamento público de nome Laís Peretti funciona na rua Izabel Raksa Voluz, no bairro Pinheirinho.
Como vereadora, teve propostas voltadas à área social, como pela erradicação do analfabetismo. Nos dois anos de mandato, aprovou, por exemplo, declarações de utilidade pública municipal a associações de moradores de diversas comunidades carentes e alteração no Estatuto do Magistério Público Municipal. Defendia também a valorização da mulher, a revitalização do ensino público e o estímulo aos professores.
*Informações atualizadas em março de 2018.