Giorgia Prates - Mandata Preta (PT)
18ª legislatura (2023-2024)
Paulistana, Giorgia Tais Xavier Prates nasceu em 23 de setembro de 1978. Fotojornalista, artista e ativista de Direitos Humanos, ela trouxe para a Câmara Municipal de Curitiba a Mandata Preta, com a proposta uma equipe só de mulheres e quase todas negras.
Giorgia Prates é tecnóloga em fotografia pela Universidade Tuiuti, com especialização em Jornalismo pela Faculdade Faveni. No momento, cursa Pedagogia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). É fotógrafa oficial, pelo Paraná, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ONU Brasil) e vencedora do prêmio Cannes com o filme “O uniforme que nunca existiu”, nas categorias Glass e Entertainment Lions For Sport. No fotojornalismo, atua no Coletivo CWB Resiste e no jornal Brasil de Fato.
Como artista, trabalha com audiovisual, fotografia e direção de cena. Entrou para a política motivada pelo que via nas coberturas jornalísticas. Acompanhando as aflições de quem sofre com a falta de moradia e de outros serviços públicos básicos em Curitiba, Giorgia decidiu que precisava ir além das denúncias que fazia com suas lentes profissionais.
Na eleição de 2020, Giorgia Prates - Mandata Preta conquistou 3.582 votos, ficando com a terceira suplência do PT. Com a eleição de Carol Dartora para a Câmara Federal, e de Renato Freitas e Ana Júlia Ribeiro para a Assembleia Legislativa do Paraná, ela foi chamada para seu primeiro mandato no Legislativo.
Entre as prioridades de trabalho da Mandata Preta, estão: o acompanhamento e a fiscalização de obras públicas na periferia; projetos voltados à segurança alimentar e moradia; denúncias de violação de direitos humanos; apresentação de projetos de lei por uma Curitiba mais inclusiva, diversa e antirracista; e projetos em defesa dos animais.
Atualmente, a vereadora é a líder da Oposição na CMC, presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias e primeira procuradora-adjunta da Mulher do biênio 2023/2023. Também integra os colegiados de Economia, Finanças e Fiscalização; Urbanismo, Obras Públicas e TI; Especial da Visibilidade Negra; e é suplente no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
*Informações atualizadas em março de 2023.