Mês da mulher: Mesa Diretora da Câmara já teve 8 vereadoras

por Fernanda Foggiato publicado 22/04/2020 00h35, última modificação 11/04/2022 14h47
Colaboradores: Claudia Krüger
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.
Mês da mulher: Mesa Diretora da Câmara já teve 8 vereadoras

Reprodução: Diário da Tarde/Hemeroteca Digital Brasileira

Maria Olympia Carneiro Mochel fez história na capital não apenas por ter sido a primeira vereadora da cidade, de 1947 a 1950, ou a mais nova, aos 21 anos de idade. Ela também foi a primeira mulher a ocupar um cargo na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em 1948, a professora respondeu pela segunda-secretaria do Legislativo - até a primeira metade da sexta legislatura, as eleições para a Mesa eram anuais, depois é que passaram a ser realizadas a cada biênio.

Oito vereadoras já ocuparam cargos diretivos na Mesa da CMC. Além da segunda-secretaria, as parlamentares foram eleitas para a terceira-secretaria, a quarta-secretaria e a segunda vice-presidência da Câmara. Neste biênio, com Noemia Rocha (MDB) na terceira-secretaria e Maria Leticia Fagundes (PV) na quarta-secretaria, é a primeira vez que uma gestão traz duas mulheres.

De Maria Olympia a Laís Peretti, sua sucessora na Mesa, houve um hiato de 43 anos. Eleita em janeiro de 1991 para a segunda vice-presidência do Legislativo, no segundo biênio da 10ª legislatura, a artista plástica faleceu 11 dias depois em um acidente automobilístico na estrada PR-508, a rodovia Alexandra-Matinhos. Em seu lugar, em 23 de janeiro, os vereadores elegeram outra mulher: Rosa Maria Chiamulera. A médica estava no segundo dos três mandatos na Casa e, no discurso após o pleito, agradeceu os votos dos colegas e lamentou a morte da colega.

No segundo biênio da 11ª legislatura, Nely Almeida, então em seu segundo mandato, foi eleita segunda vice-presidente da Casa. Na 12ª legislatura, de 1997 a 2000, a Mesa não teve mulheres – fato que não se repetiu até a atual gestão do Legislativo.

Na 13ª legislatura, Julieta Reis (DEM), uma das oito integrantes da atual bancada feminina e vereadora há mais tempo na Câmara de Curitiba, foi eleita à Mesa pela primeira vez. Quarta-secretária da Casa no segundo biênio daquela gestão (2003-2004), ela retornou à Mesa na legislatura seguinte, na mesma função (2005-2006), e na 16ª legislatura (2013-2014), como segunda vice-presidente. Julieta ainda respondeu, em 2017 e em 2018, pela terceira-secretaria.

Dona Lourdes (PSB), também da atual bancada feminina do Legislativo de Curitiba, fecha a lista das oito mulheres já eleitas à Mesa Diretora. Ela foi quarta-secretária da CMC de 2015 a 2016, na 16ª legislatura. Noemia, atualmente na terceira-secretaria, já havia sido quarta-secretária, de 2011 a 2012, na 15ª legislatura.

Dia Internacional da Mulher
No mês da mulher, a Câmara de Curitiba resgata um pouco da trajetória das mulheres na política. No dia 8 de março, elas mandaram um recado contra o feminicídio nas redes sociais. Em 2018, foi reinaugurada a Galeria de Vereadoras no hall de entrada do auditório da Câmara Municipal, um espaço que conta a um pouco da vida pública de cada mulher que passou pelo Legislativo, desde a primeira vereadora. Esse trabalho pode ser conferido pessoalmente ou no hotsite Vereadoras na Política de Curitiba.