Iluminação cênica: apoio ao RS marcou 1º semestre na Câmara de Curitiba

por Maria Elvira Monteiro, especial para a CMC. — publicado 26/07/2024 08h28, última modificação 26/07/2024 08h28
Palácio Rio Branco recebeu 25 iluminações especiais, mostrando o apoio da Câmara de Curitiba a diversas causas.

No mês de maio, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) demonstrou solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul ao iluminar o Palácio Rio Branco com as cores verde, vermelha e amarela. Além da alusão às cores da bandeira do RS, a CMC organizou um ponto de arrecadação de mantimentos para auxiliar os necessitados.

As inundações atingiram 470 municípios gaúchos, resultando em alagamentos e desabamentos devido às fortes chuvas. Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas, com 47 mil desabrigados e cerca de 500 mil desalojados. As operações de resgate envolveram mais de 77 mil pessoas, incluindo forças de segurança e voluntários, tornando este um dos maiores desastres ambientais já enfrentados pelo Brasil.

No primeiro semestre de 2024, o Palácio Rio Branco, prédio histórico que é a sede da CMC, mudou de cores 25 vezes em apoio a campanhas em diversas áreas. A maior parte delas focou em questões de saúde pública: foram realizadas 9 campanhas de conscientização durante o semestre, abordando temas que visam sensibilizar os curitibanos para a importância do autocuidado. Essas iniciativas representaram 36% do total, abordando de doenças raras à saúde mental.

Campanhas sobre saúde foram maioria no 1º semestre 

No início de 2024, em janeiro, o prédio histórico da Câmara de Curitiba foi iluminado de branco em apoio ao Dia da Saúde Mental. A data destaca a importância do bem-estar psicológico e emocional das pessoas. Especialistas concordam que problemas nessa área costumam ser subestimados ou negligenciados, sendo crucial enfatizar a importância desse tema para reduzir o estigma e encorajar o aumento dos espaços de apoio e de compreensão.

Nos meses de fevereiro e março, foram realizadas iluminações temáticas em solidariedade ao Dia Mundial da Conscientização das Doenças Raras e ao Dia Internacional da Mulher. A lembrança do Dia Mundial do Rim veio com as cores azul, vermelho e amarelo. O Dia Mundial da Síndrome de Down foi destacado com azul e amarelo, sendo o roxo utilizado no Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia.

No mês de abril, a sede da CMC recebeu três iluminações cênicas: azul, em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo; verde, para a campanha de conscientização Abril Verde, focada na saúde e na segurança do trabalho; e vermelho, para o Dia do Hemofílico. O verde também endossou o apoio da CMC ao Dia da Conscientização da Adrenoleucodistrofia, uma doença genética rara cujos sintomas são demência, perda de visão e audição, problemas de movimento e insuficiência adrenal. 

Durante o mesmo período, em apoio ao Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, a sede da CMC foi iluminada com a cor lilás. A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor crônica generalizada e sensibilidade aumentada em várias partes do corpo. A Câmara de Curitiba também foi iluminada de verde para o Dia de Conscientização sobre a Doença Celíaca

Apoio a causas também motivou iluminação do prédio histórico

A Câmara de Curitiba foi iluminada com a cor laranja, no mês de maio, em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, para conscientizar sobre a proteção dos jovens contra este grave problema social.

O Palácio do Rio Branco foi iluminado de vermelho em apoio ao Dia Internacional da Dignidade Menstrual em 28 de maio. O objetivo da campanha é eliminar o estigma e a vergonha associados à menstruação, garantindo acesso a produtos menstruais, educação menstrual e cuidados de saúde adequados.

Em junho, o prédio histórico foi iluminado com a cor violeta em apoio ao Dia Mundial de Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. A data é dedicada a sensibilizar e combater a violência contra os idosos, rejeitando sua normalização na sociedade.

Também ganharam destaque na iluminação cênica o Mês da Visibilidade LGBTQIA+, os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Brasil, a imigração japonesa, as celebrações de Independência da República de Bangladesh e do Paraguai,  o Dia do Defensor Público, além dos aniversários da CMC e de Curitiba.

Prédio histórico icônico, Palácio Rio Branco é sede da CMC 

Construído entre 1891 e 1895, o Palácio Rio Branco abriga a CMC desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, antes sediava a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual em 1978 (saiba mais).

Desde 2019, a iluminação externa do Palácio Rio Branco pode ser alterada para simbolizar o apoio a datas comemorativas, campanhas de conscientização e outros temas de interesse público. Os destaques, do primeiro semestre deste ano, foram as iniciativas na área da saúde pública.

O pedido para alterar a cor da fachada do prédio histórico precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados.

No caso das entidades da sociedade civil, elas podem apresentar a causa aos gabinetes parlamentares, que podem abraçá-la e encaminhar a proposta à Diretoria de Comunicação. Se incluída no calendário anual, cada iluminação é agendada por no máximo uma semana.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Maria Elvira Monteiro, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques