Banner Hip-Hop 50 anos

Você sabia que a esquina da rua João Negrão com a rua Marechal Deodoro é o berço do hip-hop em Curitiba?

O espaço em que a roda de breaking acontece, abaixo da marquise do prédio do Shopping Itália, é um local simbólico para os praticantes do hip-hop na cidade.

Não há nada que separe a prática da dança na calçada pública e o movimento intenso da região central da capital. E essa dança de rua, por excelência, representa a essência da cultura hip-hop no Paraná.

Tudo começou na década de 1980, quando jovens da periferia começaram a se encontrar no centro da cidade e se reunir na calçada em frente ao Shopping Itália para praticar breaking.

Neste espaço, continuamente, há mais de 30 anos, se pratica a dança coletiva em que os dançarinos se revezam no centro da roda, mostrando seus movimentos e habilidades. O “Itália” se tornou muito popular e sua roda é conhecida como sendo uma das mais antigas do Brasil em funcionamento, sendo assim uma importante referência para a cultura hip-hop no Paraná.

Ela inspirou outras rodas de breaking em diferentes cidades e regiões do estado e se tornou um ponto de encontro para jovens que buscam a expressão artística por meio da dança.

Por conta dessa importância histórica e cultural, o espaço receberá, em uma cerimônia no dia 11 de agosto de 2023, uma sinalização institucional que vai marcar o local. Elaborada em uma parceria entre a Construção Nacional Hip-Hop - GT Estadual Paraná, a Câmara Municipal de Curitiba, a Prefeitura Municipal e a Fundação Cultural de Curitiba, a sinalização tem um “QR Code” que leva a um site na internet com as informações históricas sobre a data. A ação também conta com o apoio do Shopping Itália.

O local receberá no futuro uma sinalização permanente com informações sobre sua importância cultural para a cidade.

Essa iniciativa contribui para a valorização da cultura hip-hop em nossa cidade, promovendo o respeito e a compreensão dessa importante forma de expressão artística entre as gerações mais jovens.

50 anos do hip-hop



Arte de divulgação da exposição Hip-Hop: Conscious, Unconscious, em cartaz em NY. (Divulgação)

O hip-hop vira cinquentão no dia 11 de agosto de 2023. Nessa data, em 1973, o jamaicano DJ Kool Herc apresentou em Nova York uma batida que seria precursora do “breakbeat”, o que leva especialistas a estabelecer ali o marco zero do estilo.

Na época, o bairro do Bronx era considerado o mais violento da metrópole norte-americana. O movimento do hip-hop surgiu então como um espaço de convivência pacífica e manifestação artística, para que, em vez de lutarem em gangues rivais, seus frequentadores duelassem em passos de break, batalhas de rima, discotecagem e graffiti.

O ano de 2023 celebra os 50 anos do movimento que afirmou a potência da criação artística das ruas e dos guetos e se disseminou pelo mundo todo, inclusive pelo Brasil.

Fotos: Construção Nacional Hip-Hop - GT Estadual Paraná.