Consultor jurídico do Grupo RIC, Carlos Caniato recebe homenagem da Câmara

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 30/11/2023 12h50, última modificação 30/11/2023 14h54
Além do advogado, os vereadores entregaram Votos de Congratulações ao programa Quarta Sindical, ao delegado do Tigre, ao Bossa Bar e à Loja São José Celulares.
Consultor jurídico do Grupo RIC, Carlos Caniato recebe homenagem da Câmara

Carlos Caniato recebeu o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos das mãos de Rodrigo Reis. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na sessão da última terça-feira (28), o advogado José Carlos Lacorte Caniato, consultor jurídico do Grupo RICtv/Record, para uma homenagem em plenário. Por iniciativa do vereador Rodrigo Reis (União), o advogado recebeu o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos do Legislativo.

Reis relatou que o homenageado, natural de São Paulo, mudou-se para Curitiba há 30 anos, para trabalhar com radiodifusão
Atualmente com 92 anos de idade, Caniato tem mais de 60 anos de experiência no Direito. "Ele defende que se o advogado quiser atender com consciência seus clientes, deve estar atualizado”, destacou o vereador.

“O doutor Caniato me apoiou muito quando realizei o programa 'Seus Direitos', na RICtv, sempre me aconselhando e incentivando, e por isso é admirado por todos os comunicadores que passaram por lá ao longo de todos esses anos”, relatou Rodrigo Reis. “Sei a importância do seu Caniato para a televisão, não só do estado do Paraná, como para a televisão do Brasil”, concluiu o autor dos Votos de Congratulações (077.00749.2023).

Quarta Sindical recebe homenagem de Giorgia Prates - Mandata PretaQuarta Sindical recebe Votos de Congratulações e Aplausos da Câmara

Na sessão da última segunda-feira (27), Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao programa Quarta Sindical, da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT/PR). “É um programa semanal de debates e entrevistas produzido pela CUT/PR, em parceria com o Jornal Brasil de Fato Paraná, que traz pautas de interesse da classe trabalhadora”, explicou a vereadora.

O programa começou na pandemia da covid-19 e inicialmente era veiculado pelas redes sociais. No segundo semestre deste ano, o Quarta Sindical também passou a ser exibido na TV Comunitária de Curitiba“Mais de 300 entrevistados já passaram pelos estúdios virtuais dos programas, eu mesma já tive a oportunidade de participar algumas vezes, discutindo pautas importantes para a população”, relatou Prates.

É uma alternativa à grande mídia para que as pessoas possam ouvir sobre todas as temáticas a partir da perspectiva do trabalhador”, pontuou Prates. “Este é um processo que ajuda a desenvolver a cidadania e mostrar também que a sociedade é muito mais ampla e muito mais complexa”, concluiu. O diploma foi entregue aos apresentadores Márcio Kieller, presidente da CUT Paraná, à jornalista Ana Caldas e aos produtores Gibran Mendes e Lucas Botelho (077.00689.2023).

Professor Euler entrega homenagem a delegado da Polícia Civil do ParanáDelegado da Polícia Civil Cristiano dos Santos recebe congratulações

Na mesma manhã, o Professor Euler (MDB) entregou os Votos de Congratulações e Aplausos ao delegado Cristiano Augusto Quintas dos Santos,  coordenador do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), da Polícia Civil do Paraná. O vereador frisou a atuação do Tigre, "grupo tão importante no combate à criminalidade, em especial às questões como sequestro, violação de domicílio e cárcere privado” (077.00441.2023).

O delegado, contou Euler, possui 20 anos de experiência na Polícia Civil e passou por diversas capacitações táticas, em instituições brasileiras e internacionais, como cursos de intervenção antiterrorista e de negociação junto à Polícia Nacional

da França. “Não apenas é uma pessoa da ativa, uma pessoa que está lá nas operações, participando realmente do combate à criminalidade, mas é também um estudioso do Direito Penal, inclusive sendo professor na área da Criminologia”, concluiu o parlamentar.

Bossa Bar recebe congratulações de Alexandre LeprevostBossa Bar celebra 15 anos de entretenimento em Curitiba

O Bossa Bar, por iniciativa de Alexandre Leprevost (Solidariedade), recebeu o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos na sessão plenária desta quarta-feira (29). "O bar gera 50 empregos diretos e, com esta homenagem, nós queremos reconhecer os 15 anos de trajetória e de entretenimento de qualidade em Curitiba", afirmou o vereador.

Localizado no Centro Cívico, "o Bossa oferece ao público shows com bandas e músicos consagrados do cenário local e nacional. No repertório, muito samba rock, funk, pop e os melhores hits da cena carioca”, explicou Leprevost  (077.00457.2023). O diploma foi entregue aos sócios do espaço, Glaucio Gonzaga e Pedro Rea. “São essas pessoas que nós temos que incentivar, apoiar e valorizar”, declarou Leprevost. Ele ressaltou, ainda, que a dupla possui outros empreendimentos de sucesso.

Tico Kuzma entrega homenagem à Loja São José Celulares

Loja São José Celulares recebe homenagem na CMC

Na sequência, Tico Kuzma (PSD) entregou os Votos de Congratulações e Aplausos à loja São José Celulares, que completou 21 anos. “Esta é uma forma de reconhecer e celebrar a história e o legado dessa empresa familiar que desempenha um papel significativo para a comunidade do bairro Portão”, afirmou.

"14 assaltos causaram prejuízos irreparáveis e, com todos esses desafios, desistir não foi o caminho escolhido por eles. Com o apoio da comunidade e dos amigos, a empresa e a família seguiram firmes”, continuou Kuzma. “Hoje, são três lojas no bairro Portão, além das vendas online, que geram 16 empregos diretos. O diploma foi entregue aos sócios Jefferson Pinto de Melo e Rafael Stelle.

Vereadores aprovam novos Votos de Congratulações e Aplausos

Durante a semana, os vereadores também aprovaram novos Votos de Congratulações e Aplausos. Na última quarta, por exemplo, Nori Seto (PP) defendeu requerimento de sua autoria para homenagear o ex-vereador Geraldo Claito Bobato, pai de Mauro Bobato (Pode), pela “comemoração dos seus 80 anos de idade, e em reconhecimento ao seu trabalho, amor e dedicação à cidade de Curitiba e ao povo curitibano” (077.00777.2023).  

Seto relatou que Geraldo Bobato foi vereador pela primeira vez ao 46 anos de idade, durante a 10ª legislatura (1989-1992). Empresário do ramo da olaria, o homenageado teve mais quatro mandatos, o último deles na 14ª legislatura (2005-2008). Mauro Bobato agradeceu pela iniciativa. “Passa muita coisa na cabeça da gente sobre o que ele vivenciou, algumas caneladas que a gente deu nessa caminhada. Mas [ele] contribuiu com essa cidade e continua contribuindo, orientando e, às vezes, me chamando a atenção”, brincou o terceiro-secretário da Câmara. Ele convidou todos os vereadores para a celebração do aniversário de 80 anos no próximo domingo (3), no bairro do Umbará. 

Outros vereadores também elogiaram a trajetória do homenageado, como Ezequias Barros (PMB), Sidnei Toaldo (Patriota), Sabino Picolo (União), Serginho do Posto (União), Alexandre Leprevost (Solidariedade), Pier Petruzziello (PP), Leonidas Dias (Solidariedade), Rodrigo Reis (União), Bruno Pessuti (Pode), Noemia Rocha (MDB), Tico Kuzma (PSD), Angelo Vanhoni (PT) e Tito Zeglin (PDT).

“Eu tive a alegria de, no exercício de dois mandatos, ter compartilhado a Câmara de Vereadores junto com o seu pai. Grande figura humana e sempre trazia uma alegria, porque o humor dele em relação às coisas e à vida é fantástico”, enalteceu Vanhoni.

“O Geraldo Bobato foi uma referência na cidade de Curitiba, um homem sério, justo. Eu tenho certeza que ele contribuiu muito para o crescimento da nossa cidade”, declarou Zeglin, que também compartilhou mandatos com o homenageado. “Ele honrou, até o último dia que ele esteve nesta Casa, com os votos não só do bairro do Umbará, mas com os votos de todos os eleitores da cidade de Curitiba que o apoiaram”, concluiu.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC

Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques