Câmara de Curitiba vai debater soluções para furtos de cabos elétricos
Crime do furto de fios de cobre tem aumentado em Curitiba. Projeto de lei de Nori Seto busca evitar transtornos à população. (Foto: Divulgação/PCPR)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, nesta quarta-feira (27), no espaço da Tribuna Livre, o delegado Marcelo Magalhães, titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba. A convite do vereador Nori Seto (PP), Magalhães falará sobre o combate aos furtos e roubos de cabos elétricos, situação que tem causado grandes transtornos à população.
Segundo a justificativa apresentada por Nori Seto (requerimento 076.00023.2024), que também é autor de um projeto de lei sobre o assunto, no ano de 2024 foi registrado um aumento expressivo no número de ocorrências desse tipo por parte da Guarda Municipal de Curitiba. “Entre janeiro e julho deste ano, foram 501 casos de subtração de fiação elétrica, ao passo que, no ano passado inteiro (2023), foram 657 ocorrências”.
“O aumento desses casos tem preocupado as autoridades, gerado incômodo para a população e causado perdas para as empresas, pois o furto de cabos interrompe serviços de telefonia, fibra óptica, distribuição de energia e semáforos”, alerta o parlamentar. Ele completa dizendo que o Poder Público e as autoridades policiais devem pensar em soluções e meios para combater o delito.
Nori Seto cita como exemplo um caso emblemático registrado no último mês de outubro, quando oito mil alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da sede Rebouças, ficaram sem aula porque a fiação do local foi furtada. Conforme noticiado pela imprensa à época, o incidente resultou num prejuízo de aproximadamente R$ 100 mil.
Outro impacto negativo mencionado é no trânsito da cidade, quando a subtração dos fios causa o desligamento de semáforos, “comprometendo a segurança de motoristas e pedestres”. Nesse sentido, o requerimento acrescenta que esse tipo de crime “é muito lucrativo para os seus autores” e menciona apreensão recente pela Polícia Civil do Paraná de 37 toneladas de fios de cobre, furtados ou roubados, com um prejuízo superior a R$ 1,7 milhão para os criminosos.
O que é a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba?
A Tribuna Livre é o canal de interlocução entre a sociedade e os vereadores de Curitiba. Os temas são de livre escolha, sugeridos pelos próprios parlamentares. Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente.
Acompanhe a transmissão, em tempo real, em nosso YouTube ou Facebook. Veja aqui os temas já debatidos no ano de 2024.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba